Arquivo de textos avulsos


     Esta página é uma espécie de "Arquivo" de textos publicados em jornais, revistas, websites, apresentação de livros. Como estão avulsos, o objetivo é reuni-los numa mesma plataforma para facilitar a consulta. Outra motivação é conservar os entendimentos de mundo que ao longo do tempo fui consolidando, revendo e até alterando.

Ler os mestres e encontrar a esperança
Este texto é uma crônica publicada no jornal O Povo, de Fortaleza-CE. Nela abordo a relação entre o "escritor" e o "leitor", ressaltando que este último, mas que uma simples estatística, é "um caçador de esperança".


Nós, seres (des)humanos
Trata-se de um artigo de opinião publicado no jornal O povo, de Fortaleza-CE, no qual tento apresentar,  em poucas palavras, as origens  histórico-conceituais da nossa compreensão do ser humano cotidiana, na qual mostramos um entendimento de ser humano, ao mesmo tempo, humano e desumano. Este artigo também foi postado pelo jornal Gazeta do Triângulo de Araguari-MG. (O link para o acesso é: http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/noticias/nos-seres-deshumanos-por-epitacio-rodrigues/) e no jornal Diário da Serra, em Tangará da Serra-MT, no dia 22 de dezembro de 2014. O link é: http://www.diariodaserra.com.br/pdfs/32522.pdf.

Maneiro-Pau Caririense: memória lúdica de práticas sociais dos cabras
Um artigo acadêmico publicado na Revista História e-História, cuja a temática gira em torno da relação entre o Maneiro-pau praticado no Cariri cearense e as práticas de lutas com porrete dos "cabras", nos séculos XIX até meados do XX.

Sobre o filósofo brasileiro Djacir Menezes
Um pequeno artigo publicado na Webartigos (e também neste blog), objetivando apresentar algumas informações sobre o jusfilósofo brasileiro, nascido no Ceará, cuja obra aborda temas de Economia, Sociologia, Filosofia, Direito. e que no campo da Filosofia se vincula ao Culturalismo, defendendo um Culturalismo dialético, de forte influência hegeliana.

Augusto Comte: a história como progresso do intelecto humano
Artigo publicado na Webartigos, no qual procuro apresentar, em linhas muito gerais, elementos de uma suposta "Filosofia da História" presente no pensamento filosófico de Augusto Comte.

Epicteto: de escravo a mestre de imperadores
Artigo publicado na Webartigos, cuja pretensão é apresentar informações biográficas de um filósofo do período do helenismo, ligado ao estoicismo e que sua história de vida é uma verdadeira lição de superação.

O fenômeno da secularização e as mudanças na prática religiosa
Artigo publicado na Webartigos no qual se discute a secularização como um fenômeno da modernidade que, dentre outras coisas,  possibilitou uma experiência religiosa menos dogmática.

Ser Humano: um mistério em busca do seu fundamento
Artigo de opinião publicado na Webartigos. No texto abordo a temática da compreensão do fenômeno religioso, buscando conceituar a Religião a partir da categoria do Mistério.

O Domingo
Crônica publicada no jornal O Povo, Fortaleza-CE. Nela falo da importância da família e da nostalgia de casa.

O Perdão
Crônica publicada no jornal O Povo, Fortaleza-CE, dia 16/01/2015. Nela falo da importância do perdão como uma manifestação da capacidade de transcendência do ser humano.

Conhece-te a ti mesmo e o Racionalismo ético em Sócrates
Artigo publicado na Webartigos, em 26 de maio de 2014. No texto pretende-se abordar a centralidade do autoconhecimento como condição indispensável para a conduta ética no pensamento socrático, a partir da máxima “conhece-te a ti mesmo” (gnothi seauton). O objetivo é explicitar que, ao lado da máxima “só sei que nada sei”, situa-se a exigência fundamental do autoexame filosófico como caminho para uma vida com sentido. A pertinência dessa reflexão se justifica pela própria experiência cotidiana, na qual as ações, valores, princípios e decisões são assumidos à revelia da construção de uma identidade ética consistente do próprio indivíduo. Nesse sentido, Sócrates ainda hoje é um que interpela a respeito de quem somos e nos provoca a descobrir verdadeiramente quem somos e quem devemos querer ser.

Perguntas de um insone

Crônica filosófica publicada na Revista da Cultura, no dia 18 de fevereiro de 2015.  Nela o autor, sob o pretexto da sua dificuldade para dormir e a finalidade da insônia, salienta a pertinência da pergunta problematizadora para o conhecimento de si.

Um sentido para Viver

Crônica filosófica publicada no Jornal O Povo on line, de Fortaleza, no dia 23/02/2015. Nela o autor aborda a questão da necessidade de cada pessoa, como ser livre consciente, encontrar um sentido para sua própria vida. A mesma crônica está na Revista da Cultura, no link: http://www.revistadacultura.com.br/resultado/15-02-23/UM_SENTIDO_PARA_VIVER.aspx. Também foi postada pela redação do jornal AchixClip, no link: http://www.achixclip.com.br/noticia/31795315/ultimas-noticias/um-sentido-para-viver/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ensaio SOBRE A OPINIÃO

“Ah, como uma cabeça banal se parece com outra! Elas realmente foram todas moldadas na mesma forma! A cada uma delas ocorre a mesma ide...